terça-feira, 9 de setembro de 2008

Universidade de Verão 2008

Do dia 1 a dia 7 de Setembro realizou-se em Castelo de Vide a Universidade de Verão 2008 que contou com a presença de um elemento da JSD de Fafe, mais concretamente a sua Tesoureira Sara Catarina Oliveira ( do lado direito da foto ao lado do Presidente da JSD Nacional Pedro Rodrigues). A sessão formal de abertura com a presença do Deputado e Reitor da UV Carlos Coelho, Pedro Rodrigues Presidente da JSD e o Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, Dr. Alexandre Relvas.
Durante toda a semana os alunos da UV foram submetidos a diversos debates, com um leque de ilustres oradores (Dr. António Borges, Dr. António Vitorino, Dra. Leonor Beleza, Dr. Pacheco Pereira, Dr. Pedro Passos Coelho entre outros) sobre temas inerentes à actividade politica económica social, mas a Europa e o Mundo.
De referir, que o Deputado José Eduardo Martins deu uma aula de “Ambiente e Energia: O que temos de decidir já!”, um tema que a Jsd de Fafe, já abordou e vai continuar a debater.
Os alunos da UV apresentaram as propostas para o estudo encomendado há Universidade Católica Portuguesa pelo Presidente da Republica, “Jovens e a Politica”. As propostas dos alunos foram sem dúvida bastante benéficas assim como os trabalhos apresentados.
A tarde de sábado foi o momento mais esperado da Universidade de Verão onde houve uma simulação de uma Assembleia onde todos os grupos apresentaram propostas de lei, ora fazendo de governo ora fazendo de oposição, sendo avaliados pelos Deputados Agostinho Branco e Carlos Coelho, muito positivamente.
A Sessão de Encerramento da Universidade de Verão marcou também a rentree politica do Partido onde a líder Dr. Manuela Ferreira Leite felicitou os alunos pela boa prestação e empenho durante a semana, fazendo também análise ao panorama político Nacional.
A Universidade de Verão é a melhor e a única formação de jovens políticos de sucesso, onde os jovens assimilam as matérias dadas pelos oradores e questionando os mesmos, deste modo a Jsd de Fafe, não poderia deixar de marcar a sua presença.
Na opinião da representante da secção de Fafe a UV é uma iniciativa brilhante aonde se debate vários temas, evoluindo a capacidade de oratória, ganhando conhecimentos políticos e desenvolve-se um grande espírito de camaradagem conhecendo jovens políticos de Portugal Continental e Ilhas.

Sem comentários: