domingo, 18 de maio de 2008

Ferreira Leite arrasa:sondagem correio da manhã


Manuela Ferreira Leite é a melhor candidata para a liderança do PSD e a mais bem colocada para tentar derrotar José Sócrates nas legislativas de 2009. Esta é a conclusão de uma sondagem CM/Aximage realizada entre 7 e 9 deste mês. A antiga ministra das Finanças fica à frente nas preferências dos eleitores do PSD por larga margem, com 64,1%. Segue-se-lhe Santana Lopes, com 20%, e Pedro Passos Coelho, com 5,8%.
Patinha Antão e Neto da Silva ficam-se pelos residuais 1,6% e 0,1,%, respectivamente.

De realçar que nas directas do PSD, marcadas para 31 de Maio, votam apenas os militantes que tenham as quotas em dia e não, como é óbvio, os eleitores do PSD. Talvez por isso, e instada a comentar este resultado, Manuela Ferreira Leite afirme ao CM: 'O resultado que verdadeiramente me interessa é o do voto dos militantes, no dia 31 de Maio.'

Segundo a sondagem, a maioria dos portugueses (total da amostra) também acredita que Ferreira Leite é quem tem mais hipóteses de vencer as legislativas entre os cinco candidatos: 52,5% dos inquiridos apontam o seu nome. Com uma diferença de 29 pontos percentuais está Santana Lopes. Passos Coelho, que tem sido apontado dentro do PSD como um candidato que mobiliza muitos apoios, fica-se pelos 7,8%. Recorde-se que o ex-líder da JSD nunca teve funções em governos. A sua candidatura não comenta esta sondagem.

Quanto ao melhor candidato para liderar o PSD, a antiga ministra leva vantagem, com 40,8%, contra 13,2% de Santana Lopes. Mais uma vez é uma escolha entre eleitores do PSD, com uma nuance: as sugestões de nomes são dos inquiridos. Neste quadro, não é de estranhar que surjam figuras fora da lista de candidaturas, como Alberto João Jardim, com 7,5%. Coelho só alcança 3%, e até o Presidente da República recebe um ponto percentual entre os eleitores do seu partido.

FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM

OBJECTIVO: Candidato à presidência do PSD.

UNIVERSO: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel

AMOSTRA: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo); e representativa do universo e foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 601 entrevistas efectivas, 332 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilíbrio amostral

TÉCNICA: Entrevista telefónica por CATI (Computer Assisted Telephonic Interview)

TRABALHO DE CAMPO: Decorreu entre os dias 5 e 9 de Maio de 2008

ERRO PROBALIBÍSTICO: Para o total de uma amostra aleatória simples com 601 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma 'margem de erro' - a 95% - de 4,00%)

TAXA DE RESPOSTA: 70,1%

RESPONSABILIDADE DO ESTUDO: Aximage Comunicação e Imagem Lda, sob a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz

Sem comentários: