terça-feira, 27 de maio de 2008

Cerca de 75 mil militantes podem votar nas directas de 31 de Maio



Cerca de 75 mil militantes do PSD, num total de aproximadamente 150 mil, pagaram as suas quotas e poderão votar nas eleições directas de 31 de Maio, disse à agência Lusa o secretário-geral do partido.


Este número, ainda provisório, significa um acréscimo de cerca de 12 mil militantes em relação aos 63 mil que tinham capacidade eleitoral nas eleições directas realizadas há oito meses, que elegeram Luís Filipe Menezes.

O secretário-geral do PSD, José Ribau Esteves, sublinhou que o número definitivo de militantes em condições de votar nas eleições directas para a liderança do PSD apenas será conhecido na segunda-feira, data em que os cadernos eleitorais têm de ser enviados às secções do partido.

«Calculamos que o número de militantes com quotas pagas seja por volta de 75 mil. Na segunda-feira poderão ainda chegar quotas pagas por vale postal», disse o secretário-geral do PSD.

De acordo com o regulamento eleitoral do PSD que estava em vigor quando foram convocadas as directas, «apenas constam do caderno eleitoral os militantes cujas quotas estejam em dia no décimo anterior ao da eleição», que foi quarta-feira, dia 21.

Os militantes do PSD puderam pagar as suas quotas nas secções do partido, nos correios ou por multibanco até à meia-noite de quarta-feira.

Segundo Ribau Esteves, nas directas de 28 de Setembro de 2007, em que Luís Filipe Menezes foi eleito presidente do PSD contra Luís Marques Mendes, «63.042 militantes» estavam em condições de votar.

«O partido tinha então menos cerca de seis mil militantes do que tem hoje» e dos que podiam votar exerceram esse direito «cerca de 39 mil», adiantou o secretário-geral do PSD.

Ao fim de seis meses de mandato, o presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, anunciou no dia 17 de Abril a sua demissão do cargo.

O Conselho Nacional do PSD marcou eleições directas antecipadas para 31 de Maio e o Congresso que vai eleger os novos órgãos nacionais para 20, 21 e 22 de Junho, em Guimarães.

Sem comentários: