sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sondagem:Sic/expresso e rádio renascença


O PS e o PSD estão empatados nas intenções de voto dos portugueses para as legislativas. A sondagem da SIC, Expresso e Rádio Renascença coloca os dois partidos separados apenas por 1%. O vencedor pode até ter menos deputados que o outro.
A duas semanas das legislativas e na véspera do arranque oficial da campanha, a incerteza não podia ser maior sobre o desfecho das eleições.
O estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem atribui ao PS 33,6% dos votos dos portugueses, o que corresponde à eleição de um mínimo de 84 e um máximo de 90 deputados. No melhor dos cenários, o PS perde 31 deputados em relação a 2005 – aliás, os socialistas são mesmo os únicos a descer em relação às últimas eleições.

Com menos 1,1% surge o PSD, escolhido por 32,5% dos inquiridos. A previsão de mandatos é exactamente igual à do PS: entre 84 e 90 deputados, o que no caso do PSD significa sempre um crescimento face ao actual grupo parlamentar que é composto por 75 deputados.

A sondagem da SIC, Renascença e Expresso confirma a subida do Bloco de Esquerda que surge como terceira força politica no Parlamento: 9,6% é a previsão. que corresponde à eleição de 18 a 20 deputados, mais do dobro dos actuais oito mandatos.

A CDU é opção para 9,4% dos inquiridos, com eleição de 16 a 19 deputados. Em 2005, a coligação entre comunistas e verdes elegeu 14 deputados.

Quem também deverá ver aumentado o grupo parlamentar é o CDS, que sobe nas intenções de voto se compararmos com o resultados de 2005: 8% é a previsão. E em vez dos actuais 12 mandatos, poderá vir a ter entre 14 e 16.

Por outro lado, 6,9% dos inquiridos opta por outros partidos, pelo voto em branco ou nulo, o que poderá significar a entrada de uma nova força política no hemiciclo.

Sublinhe-se que estes são os resultados projectados de uma sondagem que registou 19% de indecisos.

Previsão de distribuição de deputados no círculo eleitoral de Braga

PS: 7 A 8 DEPUTADOS
PSD: 8 DEPUTADOS
CDS: 1 A 2 DEPUTADOS
CDU: 1 DEPUTADO
BE: 1 DEPUTADO

Sem comentários: