sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sondagem dá vitória ao PSD nas europeias:Barómetro TSF e "Diário Económico"


Se as eleições europeias fossem hoje o PSD venceria o escrutínio, ainda que a sondagem da Marktest para a TSF e “Diário Económico” aponte para uma situação de empate técnico. Pela primeira vez os social-democratas têm uma vantagem, conquistando 32,5 por cento dos votos, contra os 29,4 do PS.

A apenas dois dias no fim da campanha eleitoral, a sondagem confirma a tendência de crescimento do candidato social-democrata, Paulo Rangel, ao invés do cabeça-de-lista socialista, Vital Moreira, que tem vindo a perder votos nestes inquéritos desde que começaram as acções de rua.

Em terceiro lugar surgem também empatados com 8,9 por cento das intenções de voto Ilda Figueiredo (CDU) e Miguel Portas (BE), sendo que ambos subiram quase dois por cento. A última força política é o CDS-PP que caiu mais de um ponto, para os 3,3 por cento.

Ainda de acordo com o mesmo barómetro, o PSD conquista mais votos entre as eleitoras, os mais jovens e os mais idosos da classe média e alta da Grande Lisboa, Litoral e Interior Norte, enquanto o PS é o preferido no Grande Porto e Sul, junto das classes mais baixas e junta da faixa etária dos 35 aos 55 anos. Isto numa altura em que a sondagem indica que as mulheres são o eleitorado mais indeciso para o dia 7 de Junho e que os homens são os que mais vão votar em branco.

O barómetro realizado pela Marktest para a TSF e “Diário Económico” realizou-se entre 27 e 30 Maio. Este estudo teve como universo a população de Portugal Continental com mais de 18 anos e que habita em residências com telefone fixo. A amostra é de 807 inquiridos, sendo a maior parte mulheres. Foram feitas 160 entrevistas na Grande Lisboa, 91 no Grande Porto, 131 no Litoral Centro, 156 no Litoral Norte, 179 no Interior Norte e 90 no Sul. O intervalo de confiança desta sondagem é de 95 por cento e a margem de erro de 3,46 por cento.

Sem comentários: