terça-feira, 5 de maio de 2009

JSD E PAULO RANGEL APRESENTAM PROGRAMA ERASMUS EMPREGO


Num debate organizado pela JSD em Sta. Maria da Feira o cabeça de lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel propôs a criação de um programa Erasmus Emprego que pretende estimular a mobilidade de jovens à procura do primeiro emprego à semelhança dos programas Erasmus e Leonardo da Vinci que foram muito bem sucedidos e são hoje exemplo da importância da mobilidade e de uma Europa sem fronteiras. Em mais uma iniciativa da JSD Liga-te@Europa que tem levado a todo o país o debate sobre a participação nas eleições europeias, o candidato da JSD, Joaquim Biancard Cruz apelou à participação dos jovens nas eleições europeias, defendendo a importância que a União Europeia tem tido para os jovens portugueses.

Num momento em que a taxa de desemprego jovem cresce de dia para dia, não só em Portugal, mas em toda a Europa, a proposta da JSD /PSD pretende que a Comissão Europeia desenvolva um Programa, a que Paulo Rangel propõe já chamar Programa Vasco da Gama, que estimule os jovens europeus a terem o seu primeiro emprego num outro país da UE. O pacote social da UU prevê verbas para a área do emprego que poderão ser canalizadas para este sector, e que muitas vezes têm ficado por utilizar no orçamento comunitário. Num momento de crise do emprego a UE poderia ter aqui uma estratégia de estímulo e ajuda ao combate ao desemprego jovem apoiando claramente as empresas e jovens que integrem este programa.

Paulo Rangel defendeu também um aumento da democraticidade do Programa Erasmus através do aumento do seu financiamento comunitário e o reforço da componente nacional. Hoje em dia muitos jovens portugueses e europeus não participam no Programa Erasmus pois as bolsas são insuficientes e muitos jovens com menos recursos não podem participar neste programa que se tem revelado como uma oportunidade para milhares jovens portugueses.

Sem comentários: