quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Homenagem a Sá Carneiro-(28 Anos depois)


Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, (Porto, 19 de Julho de 1934 — Camarate, 4 de Dezembro de 1980) foi um político português, fundador e líder do Partido Popular Democrático / Partido Social-Democrata, e ainda primeiro-ministro de Portugal, durante cerca de onze meses, no ano de 1980
Francisco Sá Carneiro faleceu na noite de 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias trágicas e nunca completamente esclarecidas, quando o avião no qual seguia se despenhou em Camarate, pouco depois da descolagem do aeroporto de Lisboa, quando se dirigia ao Porto para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o General António Soares Carneiro. Juntamente com ele faleceu o Ministro da Defesa, o democrata-cristão Adelino Amaro da Costa, bem como a sua companheira Snu Abecassis, para além de assessores, piloto e co-piloto.
Nesse mesmo dia, Sá Carneiro gravara uma mensagem de tempo de antena onde exortava ao voto no candidato apoiado pela AD.Três dias mais tarde, o General Eanes é reeleito para o seu segundo mandato presidencial..
Vinte e oito anos depois dos acontecimentos, contudo, continuam-se a existir duas teses relativas à sua morte: a de acidente (eventualmente motivado por negligência na manutenção de um avião que não era novo), ou a de atentado verificado como mais provavel (nesse último caso, desconhecendo-se quem o perpetrara e contra quem teria sido ao certo. -

PSD e CDS lembram Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa no 28º aniversário das suas mortes
(Lusa)- O fundador do PSD e ex-presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, sublinhou hoje(dia 3) o carácter "amável" e a "marca" que Francisco Sá Carneiro deixou na política portuguesa, na véspera do 28ª aniversário da sua morte.
"Esta data evoca sempre a trágica morte de Sá Carneiro, de Adelino Amaro da Costa e de António Patrício Gouveia (...)à medida que os anos passam e em vez de esquecido, Sá Carneiro vê a sua figura e o seu lado político sempre em grande destaque e por isso quero sublinhar a grande satisfação que sinto pela marca que deixou na política portuguesa, no PSD e para aqueles que partilham do ideário social-democrata", afirmou à Lusa Mota Amaral, que juntamente com Sá Carneiro fundou o Partido Popular Democrático (PPD) - mais tarde designado PSD.
"Recordo-o sempre como uma pessoa amável e como um amigo disponível para muitas lutas no campo político, sempre com o ideal de defender Portugal e a democracia", referiu o antigo presidente da Assembleia da República, acrescentando que vai estar presente na missa em memória de Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, na Basílica da Estrela, em Lisboa.
Também a direcção do PSD anunciou hoje em comunicado que estará presente quinta-feira na missa em memória do fundador do PSD, que faleceu a 4 de Dezembro de 1980, quando o avião em que voava, a caminho de um comício no Porto, se despenhou em Camarate, nunca tendo sido provado se por acidente ou por sabotagem.
Já a academia Sá Carneiro, o gabinete de formação da Comissão Política Distrital do PSD/Porto, irá realizar uma sessão intitulada "PSD, História, Valores e Princípios", enquadrada na homenagem a Sá Carneiro.
De manhã tem lugar a deposição de uma coroa de flores na praça Francisco Sá Carneiro, no Porto, e à tarde, na Igreja das Antas, haverá uma missa em memória do antigo primeiro-ministro e líder da Aliança Democrática nos anos 80.
À noite, a academia organiza o visionamento de um filme sobre a vida e obra de Sá Carneiro, seguida de uma "sessão evocativa" presidida por Pedro Santana Lopes.
Por seu lado, o CDS-PP irá realizar na capela da sua sede uma missa em memória do fundador do partido democrata-cristão, Adelino Amaro da Costa, que viajava no mesmo avião com Sá Carneiro, seu amigo e colega de Governo - Amaro da Costa era ministro da Defesa na altura.
Lusa/fim

Sem comentários: