domingo, 1 de junho de 2008

Ferreira Leite vence directas no PSD


A página foi virada".. Foi esta a mensagem central do curto discurso (menos de cinco minutos) da nova líder do PSD quando ficou claro que Manuela Ferreira Leite ganhara com 37% dos votos, seguida de Pedro Passos Coelho, com 31%, Pedro Santana Lopes, com 29% e de Patinha Antão, 0,68%.

A página foi virada. Na opinião da presidente eleita, porque "o partido "recuperou a esperança, o entusiasmo, e responsabilidade e a determinação". Mas também, porque "o PS já sentiu necessidade de pedir aos militantes para cerrarem fileiras". Foi uma "página virada" em dois planos - internamente e para o país.


Pelo que se pode perceber na economia de palavras da antiga ministra, a chave para atingir o Poder está em centrar as preocupações do partido nos problemas do país. "Sempre que o PSD pôs os problemas do país à frente dos internos, fortaleceu-se como partido". Desta afirmação a líder social-democrata partiu para a crítica ao Governo por "confundir insensatez com tecnocracia" e falou da necessidade de a classe média "não ser ignorada", de ser reforçada a sociedade civil e de apoiar as pequenas e médias empresas.

Sem nunca realçar o facto de ser a primeira mulher a ser eleita líder de um partido em Portugal, Ferreira Leite deixou ontem, de facto, uma página virada. Falta saber qual é a página seguinte.

Sem comentários: