segunda-feira, 30 de junho de 2008

I Conferência - Poluição Ambiental - "Que soluções?"










Na passada Sexta-feira, dia 27 de Junho, a JSD de Fafe realizou a I Conferência – “Poluição Ambiental – Que soluções?”, no auditório da Casa da Cultura em Fafe.
No sentido de alertar entidades singulares e colectivas de todas as gerações mas, principalmente, as mais jovens, para o problema crescente da poluição ambiental e, também, no sentido de apresentar soluções para o problema referido, a JSD do Concelho de Fafe, integrada no programa de acção da JSD distrital de Braga, apresentou um leque de oradores bastante conceituados e com grande conhecimento nas várias perspectivas que a poluição do ambiente pode abranger.

O Dr. Jorge Varanda, deputado da Assembleia da República e vogal da Comissão Especializada do Ambiente, abordou a temática numa perspectiva político-administrativa e também falou ao público presente da sua experiência empresarial no âmbito da utilização das energias renováveis.

Seguiu-lhe a Dra. Flávia Loureiro, Licenciada em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho e assistente na mesma Universidade. Mestre – com tese denominada "A legitimação do direito penal do ambiente enquanto tutela de bens jurídicos colectivos - subsídio para o estudo da figura da acumulação" – pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. A docente falou, essencialmente, dos meandros da criminalidade ambiental e dos crimes de poluição no ordenamento jurídico-penal português e as suas várias transformações desde a sua consagração como crime em 1995.

Informou também, o público presente daquilo que, nos dias de hoje, podem ou devem fazer juridicamente de forma a travar a poluição ambiental e os crimes relacionados com o ambiente.

Finalmente o Arq. Agostinho Pizarro, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, encerrou o leque de intervenções, com uma retrospectiva ambiental desde o principio dos tempos em que a Humanidade não necessitava de se preocupar com a poluição pois esta, simplesmente, não existia a ponto de causar o impacto preocupante como, nos dias de hoje, se verifica.

Abordou o tema das energias renováveis com uma análise global de todas elas e a sua utilização em todo Mundo, pondo fim à sua intervenção com uma breve exposição da sua experiência no executivo camarário relativamente aos problemas ambientais.

No final das intervenções ainda houve tempo e interesse por parte dos presentes para colocar questões a todos os oradores que, de uma forma bastante acessível, explicaram concisamente os assuntos abordados pela audiência.


A JSD de Fafe faz um balanço extremamente positivo desta conferência sendo que na figura do seu presidente, Pascal Noval, afirma que “foi a primeira conferência de muitas que ainda esperamos organizar, tendo em vista, a defesa do ambiente e afirmar a JSD como um elemento prioritário da agenda política nacional, de forma a garantir o bem estar e qualidade de vida das populações quer no presente, quer no futuro.

Um quadro de sustentabilidade impõe como prioridades, desde logo, o cumprimento da lei, o desenvolvimento e reforço dos mecanismos de fiscalização actualmente inexistentes, bem como uma aposta na educação ambiental fundada no pressuposto que a mudança de mentalidades é ainda o primeiro desafio deste século XXI ”.


Toda a Comissão Politica e todos os oradores mostraram satisfação e agrado no rescaldo da iniciativa que teve, sem dúvida, uma acção positiva na medida em que esta teve um papel fundamental na formação e sensibilização da plateia maioritariamente jovem que compareceu, interessada em conhecer melhor a temática da poluição ambiental.

Desta forma, a JSD Fafe expressa um sentimento de missão cumprida e espírito diligente mostrando a todas as “jotas” que se pode ser irreverente e, ainda assim, executar e organizar iniciativas tão actuais e meritórias como esta.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa!!
A JSD está de Parabéns por colocar na ordem do dia um tema tão importante para um futuro sustentado.

Estão todos de Parabéns.

Anónimo disse...

" Dr. Jorge Varanda, deputado da Assembleia da República e vogal da Comissão Especializada do Ambiente..." - apesar do lapso foi uma iniciativa de louvar pelas intervençoes. parabens JSD.

Anónimo disse...

Bela iniciativa que a JSD de Fafe levou a cabo. Queria dar os parabens à CP e em especial ao seu Presidente Pascal Noval continuem assim este é o caminho para GANHAR O FUTURO.

Vanessa Barata disse...

Estamos, sem dúvida, de parabéns! A todos que participaram nesta iniciativa, directa ou indirectamente, o meu muito obrigada!

É nestas alturas que sinto um enorme orgulho de pertencer à JSD Cp de Fafe. Vamos continuar a lutar, apesar de todas as contrariedades, para um Portugal melhor, um país onde sejamos felizes apenas porque cá vivemos! Para uma melhor qualidade de vida, para o bem comum de todos, estamos aqui para trabalhar em prol de todos os que precisem ou tomem a iniciativa de, ao nosso lado, trabalhar diligentemente para uma solidariede geracional em que apostamos veementemente.

"O céu é o limite!..."

JSD Sempre!