quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

JSD lança site para receber denúncias de estudantes que abandonam o Ensino Superior por razões económicas


Durante o presente ano lectivo, milhares de estudantes carenciados deixaram já de estudar, e muitos outros estão em risco de abandonar o sistema de ensino superior.

Trata-se de estudantes carenciados a quem as oportunidades são negadas, não pela falta de mérito, mas apenas pela falta de meios financeiros para prosseguir os seus estudos.
O Estado, através dos Serviços de Acção Social, tem a obrigação de apoiar estes estudantes para que “nenhum estudante abandone os seus estudos por razões económicas”. Contudo, o CAOS está instalado na atribuição de bolsas de acção social a estudantes carenciados e o drama de muitos destes jovens não se pode mais esconder.
A situação que a JSD previu, e atempadamente alertou, constata-se hoje!
São milhares os Estudantes que ainda não receberam as suas bolsas. Os poucos a quem foi já comunicado o resultado da candidatura, viram as suas bolsas drasticamente reduzidas ou, em muitos casos, negado o acesso a este apoio.
A JSD e os Deputados PSD da Comissão de Educação da AR dirigiram um conjunto de questões ao Governo, evitando que este passe incólume na situação e esclarecendo o CAOS que se instalou na atribuição de Bolsas a Estudantes carenciados, tendo já reunido com as principais Associações Académicas e de Estudantes do Ensino Superior.
Contudo, o Governo continuar a faltar à verdade, afirmando que não há estudantes a abandonar os estudos por razões económicas. Ainda esta manhã, em audiência na Assembleia da República, o Ministro Mariano Gago voltou a afirmar que o novo regime de bolsas é muito eficaz e que nenhum estudante abandonará o ensino.
Para provar a falta de verdade na forma como são anunciados estes apoios por parte do Primeiro Ministro e do Ministro Mariano Gago, a JSD vai lançar uma plataforma digital denominada:
www.fiqueisembolsa.com
Pretendemos assim que, anónima ou públicamente, os estudantes que deixaram de estudar por razões económicas possam prestar o seu depoimento, desmontando as mentiras do Governo nesta matéria. A JSD e os Deputados da JSD não se resignam e não se conformam com a injustiça de tais medidas!
A JSD pretende ainda propor aos Deputados Jovens do PSD a apresentação de um Projecto de Resolução, que procurará diminuir os efeitos verdadeiramente prejudiciais da acção do Governo, que tem atirado para fora do sistema de ensino milhares de estudantes.
Para Duarte Marques, Presidente da JSD, “a Acção Social Escolar é uma ferramenta fundamental de apoio aos estudantes do Ensino Superior, que tem vindo a ser destruída por um Governo que se diz socialista. Não são apenas os 16 milhões de Euros para Acção Social Escolar que no ano passado o Primeiro-ministro anunciou em Sessão plenária da Assembleia da Republica e que nunca foram entregues aos Serviços de Acção Social; é também o facto de este Governo ser o carrasco do futuro de milhares de jovens e de estudantes, com a publicação de um decreto-lei, o 70/2010, e de novos regulamentos de bolsas que atiraram os estudantes para fora do sistema de ensino; mas só os mais carenciados!”
“O Governo quer doutores, mas só doutores com dinheiro!” afirma o líder da JSD.


http://www.fiqueisembolsa.com/

Sem comentários: