quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A pior precariedade é não ter emprego!


O desemprego atingiu um novo valor histórico em Portugal alcançando 619,4 mil pessoas, sendo 287 mil, (cerca de 46%) entre os 15 e os 34 anos!

Confrontado com este número verdadeiramente dramático, o Governo recusa a mostrar-se sensível para este flagelo que prejudica gravemente milhares de famílias e pessoas deixando-as sem esperança e sem saída para a situação em que se encontram.

De acordo com o INE, o desemprego passou dos 10,6%, entre Abril e Maio deste ano, para um valor que chega aos 10,9.

Se esta realidade já se mostra dramática para um grande número da população, verifica-se que o período entre Julho e Setembro deste ano foi ainda o pior para os jovens no mercado do trabalho desde que José Sócrates chegou a primeiro-ministro.

Do segundo para o terceiro trimestre de 2010, a população desempregada entre os 15 e os 24 anos passou de 20,3% para 23,4%, o maior aumento trimestral registado desde, pelo menos, o primeiro trimestre de 2005. Passando de percentagens para valores absolutos, há hoje 99 mil jovens sem emprego em Portugal, mais 12,2 mil do que os registados entre Abril e Maio deste ano.

Quer isto dizer, que só no último trimestre, mais de 12 mil jovens perderam o seu emprego.

Das medidas anunciadas pelo Governo, de entre as quais destacamos os 50 mil empregos para os jovens, que integravam as 50 medidas para estimular a Economia anunciadas em Dezembro passado, ou os Estágios, dos quais ainda nem sequer estão abertas as candidaturas, mas onde já se sabe que o rendimento previsto a atribuir a estes jovens passa de 2 vezes o IAS – Indexante de apoios sociais - para 1,65 este valor, ao qual acresce os descontos devidos para a Segurança Social, o Governo continua a iludir os Jovens portugueses, enquanto perpetua as suas expectativas e perpetua a situação de falta de apoio e acesso ao mercado de trabalho, que estes não só desejam como tem o direito querer.

Para a JSD, a falta de um trabalho estável, com um rendimento de acordo com a função a desempenhar e conhecimentos adquiridos, devem ser princípios afirmados e defendidos, de forma a que os jovens possam construir um projecto de vida que procure a felicidade, sendo estes valores intemporais e que devem ser constantemente afirmados.

Contudo, em tempo de crise, a pior precariedade é não ter trabalho!

Por isso, à imagem da actuação de José Sócrates, no lugar de fazer anúncios e declarações irresponsáveis, que mais não fazem do que trazer a ilusão, e em consequência a desilusão, a milhares de jovens portugueses, reconhece-se a necessidade de, excepcionalmente, procurar encontrar respostas que fomentem a entrada de jovens no mercado de trabalho, procurando harmonizar a procura com a oferta de emprego existente em tempos de crise.

Também o Deputado do PSD, Pedro Rodrigues, realizou hoje uma intervenção em plenário na Assembleia da República neste sentido, onde referiu: “A pior precariedade é não ter emprego, a pior precariedade é o drama, o desespero de milhares que jovens que diariamente têm de sair do Portugal para encontrarem soluções laborais porque o Governo retiraram esperanças e alternativas aos jovens portugueses”. “A pior precariedade são os milhares de jovens que estão a trabalhar com falsos recibos verdes, estimulados pelas políticas do Governo. Pior precariedade são os milhares de jovens que não podem sair de casa dos seus pais, não podem constituir família e não podem desenvolver os seus projectos de vida porque não têm emprego e não há solução laboral”.

O PSD apresenta-se assim como o único partido que, consciente da realidade presente no nosso País, fruto do exercício Governativo do Partido Socialista, procura encontrar soluções, que ainda que transitórias, possam ser geradoras de emprego, e minimizar a agonia latente na vida de milhares de jovens desempregados e sem um emprego.

Também Duarte Marques, Presidente da JSD: “Sabemos hoje que milhares de jovens vem as suas vidas adiadas, muitos deles há quase uma década, sem perspectivas de futuro, e sem soluções que possam minimizar o flagelo do desemprego em Portugal. Temos por isso que agir, e agir é criar emprego! Porque a pior precariedade é a falta de emprego, o PSD apresentou uma proposta legislativa, que embora tenha um prazo, cria maior confiança aos empregadores e permite assim que as empresas contratem mais jovens, e percebam a mais valia que esta força de trabalho pode conduzir à produção de riqueza e a produtividade tanto para as empresas, como para o País. Trata-se, no fundo, de criar um clima de harmonia e confiança nas empresas, que estimule a contratação, mesmo em tempos de crise.”

Conheça aqui a intervenção de Pedro Rodrigues no Parlamento.

Sem comentários: