quarta-feira, 26 de maio de 2010

Autarca acusada de comprar dois empregos com alcatrão

Presidente da Junta de Antime terá pedido trabalho numa bomba para afilhado e ex-aluno
Ontem
CARLOS RUI ABREU


Em troca de dois empregos, a presidente da Junta de Antime, em Fafe, ter-se-á comprometido a arranjar o caminho de acesso a uma estação de serviço na A7. Autarca reconhece os pedidos, mas nega que tenha sido em troca de obras, até porque a Junta não tem dinheiro.

O JN teve acesso a um e-mail onde um responsável da empresa concessionária da área de serviço da A7, em Fafe, comunicava à Junta de Freguesia de Antime que já tinha feito "a parte que lhe competia" e que cabia à Autarquia cumprir o acordado. Segundo fonte da empresa, essa "parte" consistia em satisfazer o pedido de emprego feito por Isaura Nogueira, enquanto a autarca se comprometia a dotar o caminho de acesso à área de serviço de condições de circulação (alcartroamento).

Dos três pedidos de emprego feitos pela autarca, a empresa só acedeu a dois e, confirmou a mesma fonte, trabalham naquele local um sobrinho/afilhado da autarca e ainda um ex-aluno.

Isaura Nogueira confirma, ao JN, que fez os pedidos, mas nega que um dos funcionários tenha sido seu aluno. "Pedi como normalmente se pede nestes casos. É normal pedirmos. Contactei a empresa para perguntar se empregam pessoas da zona e que gostaria que me arranjassem dois ou três empregos", explicou. Contudo, a autarca de Antime negou que o contacto tenha sido feito no sentido de oferecer qualquer contrapartida. "Nunca prometi obras por causa dos empregos", diz.

A concessionária da área de serviço está descontente com o acesso que considerou "mau para os funcionários", já que é uma estrada "em terra e cheia de buracos" e que levou "fornecedores a reclamarem e a não querer entregar mercadorias".

Isaura Nogueira lembrou que a Junta de Antime se comprometeu a "dar um arranjo no caminho" e teve um funcionário da Autarquia a limpar as bermas e a tapar alguns buracos. "Apenas disse que ia colaborar com o que pudéssemos, porque não temos dinheiro para fazer a obra completa", argumentou a autarca.

Além de Antime, a área de serviço ocupa também terrenos de Armil. A fonte da empresa contactada pelo JN afirmou que essa Junta estaria na disposição de arranjar um acesso por outro lado, mas teria de empregar alguém de Armil. Na resposta, o autarca local, José Sampaio, nega veementemente esse contacto. "Nunca fiz essa exigência porque nunca falei com ninguém. Nem sei quem gere aquele espaço", frisou. No entanto, José Sampaio mostra-se disponível para "negociar" uma solução útil para a freguesia. "Não vou é investir para outras freguesias. Quem assumiu e colheu os frutos agora que se resolva", concluiu.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Fafe&Option=Interior&content_id=1577666

Sem comentários: