quarta-feira, 23 de julho de 2008

CPD JSD Braga apresenta “Programa de Acção”





A Comissão Política Distrital da JSD (CPD) convidou os delegados ao Conselho Distrital e todos os militantes interessados, para debater o “Programa de Acção” para os próximos 2 anos. A sessão, muito participada, realizou-se em Vieira do Minho, no Restaurante Bela Vista, no passado dia 18 de Julho de 2008, tendo começado pelas 21h.

Entendeu esta Comissão Política que a melhor forma de “fechar o ano político” seria promover um debate alargado sobre os problemas da juventude do distrito de Braga, e reunir os contributos dos militantes num documento. Este documento, dividido em 8 pontos – moção global, educação (ensino superior e ensino secundário), ambiente, emprego jovem, jovens e a política, formação política, acção social e segurança – será o Programa de Acção pelo qual a CPD Braga da JSD regerá a sua conduta política.

O Debate funcionou nos moldes de um Conselho Distrital, no entanto, a informalidade foi uma constante, o que permitiu mais de 25 intervenções sem limite de tempo. O barcelense João Miguel Sá dirigiu os trabalhos na qualidade de Vice-presidente da Mesa do Conselho Distrital, já que o companheiro João Sá Nogueira, Presidente do órgão, não teve oportunidade de estar presente, de referir também que o secretário da mesa foi o presidente da secção de FAFE Duarte Pascal.

A Comissão Política Distrital abriu o debate com a intervenção do Secretário-geral, Jorge Adélio Costa, que deu as informações sobre a actividade da CPD e deu conta da nova forma de funcionamento da estrutura.

Seguiu-se a apresentação das moções temáticas por vários membros da Comissão Política, sendo que esta primeira fase do debate terminou com a apresentação da Moção Global intitulada “UMA NOVA ENERGIA” por parte do Presidente da estrutura, Carlos Eduardo Reis.

De destacar alguns pontos nesta intervenção:
- primeiramente abordou genericamente a nova forma de trabalhar da CPD eleita em Maio último; a este propósito o líder da distrital referiu que foi iniciado um processo de profissionalização da estrutura que envolve a criação de uma lista de contactos/mailing de todos os militantes do distrito (cerca de 6500), bem como dotação da estrutura de meios próprios para trabalhar. Neste sentido anunciou que a Distrital de Braga da JSD terá um novo site. O actual sítio on-line não está “à altura dos desafios que vamos enfrentar em 2009”, já que “este instrumento de informação será fundamental para mantermos uma linha de contacto com a juventude”, referiu Carlos Eduardo Reis. Aproveitou o ensejo e anunciou que a CPD terá uma sede em Setembro próximo, anúncio que foi acompanhado das palmas entusiásticas de quem assistiu. A estrutura nunca teve uma sede autónoma e à disposição dos militantes, no entanto a Distrital do PSD de Braga decidiu ajudar a JSD neste processo de profissionalização. A ideia será entrar em 2009 com uma sede aberta ao público e fazer deste espaço um ponto importante de preparação das campanhas eleitorais do ano que vem. A referida sede sita em Braga.

- de seguida abordou genericamente todos os temas das moções apresentadas pelos membros Comissão Política, reforçando muitas das ideias “apresentadas na campanha de Maio último, ideias que quero ver concretizadas”.

- de salientar algumas actividades futuras que o Presidente fez questão de lançar a debate: a rentrée política será feita com uma grande festa de juventude no sentido de “olear a máquina, a mobilização e fazer crescer o sentimento de militância para enfrentar as batalhas de 2009”. Foi anunciado também que a partir de Outubro a Comissão política Distrital iniciará uma mega campanha de filiação – campanha dos 8000 militantes – que durará até ao início do período eleitoral. Também em Outubro começará a grande “volta da Educação”. Esta última actividade consiste em contactar com pelo menos uma instituição de ensino secundário em cada secção do Distrito. O objectivo será conseguir elaborar um “mapa distrital das necessidades do nosso parque escolar, bem como dos anseios e perspectivas daqueles jovens que entram numa fase decisiva das suas vidas”.

- durante a sua intervenção abordou ainda os temas da ordem do dia, desde “o facilitismo inédito nos exames de acesso ao ensino superior”, “os novos regulamentos que dificultam o acesso dos jovens licenciados em Direito à profissão, que os deixa em situação ainda mais precária do que a actual, durante o estágio” , e ainda a “falta de segurança nos bairros de Lisboa, reflexo de um Governo que é forte a impor restrições financeiras aos cidadãos mas que é incapaz de assumir a luta contra o crime organizado, e dotar as forças de segurança de meios para o fazer”.
A propósito dos exames de acesso ao ensino superior e em relação à questão do acesso ao Direito a Comissão Política Distrital tomará posição junto da imprensa, dando conta da carta que enviará durante esta semana à DREN e ao Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados.

A Comissão Política registou todas as intervenções e contributos, e sempre que se impôs esclareceu algumas questões. O Debate do Programa de Acção terminou já bastante tarde, tendo constituído, e nas palavras de encerramento do Presidente Carlos Eduardo Reis, “uma importante arma para fazer deste Projecto Político algo verdadeiramente abrangente e representativo dos vários problemas do distrito ao nível da Juventude”. Acrescentou ainda que a “ Distrital Braga é a única estrutura partidária de juventude que promoveu um debate interno deste género, e aproveitou para desafiar a Federação da JS de Braga a fazer o mesmo e não se esconder debaixo da asa confortável do poder socialista, castrador do futuro dos jovens e de quem não se conhecem projectos para a juventude”.
Terminou afirmando que acredita que o segredo para vencer as batalhas de 2009 no Distrito é a unidade e o trabalho - “sinto que com a união das estruturas concelhias em torno deste projecto distrital e com o empenho de todos os membros da actual CPD será mais fácil chegar a 2009 e apresentarmo-nos ao Distrito como uma NOVA ENERGIA para a juventude”.


Damos conta que durante esta semana a Comissão Política Distrital promoverá um almoço / reunião de trabalho com o Deputado André Almeida (deputado mais jovem do PSD na Assembleia da República), para debater os Conselhos Municipais da Juventude; e, como referimos, tomará posição sobre a nova forma de acesso ao Direito (anexamos ao mail) e fará chegar uma carta reivindicativa à Direcção Regional de Educação do Norte.

Sem comentários: