terça-feira, 8 de junho de 2010

Passos Coelho participa em sessão da Formação Sub 18 com a JSD numa escola secundária


A Juventude Social Democrata realizou hoje, dia 8 de Junho, primeira sessão pública do "Workshop sobre política - Formação Sub 18", que contou com a presença do Presidente do PSD, Dr. Pedro Passos Coelho e que teve lugar na Escola Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche, Cascais, no período da manhã
O workshop foi feito pelo Vice-Presidente da JSD e responsável pelo projecto Formação Sub18, Duarte Marques e pelo Secretário-Geral António Leitão Amaro, que apresentaram as duas situações reais com as quais os alunos foram viam confrontados.
Depois de 40 minutos de grande debate e envolvimento por parte dos alunos, coube ao Dr. Pedro Passos Coelho fazer a intervenção final onde deixou uma forte mensagem de incentivo à participação dos mais jovens na sociedade que os rodeia, quer através dos partidos políticos, quer das associações e ONG´s existentes. Passos Coelho lembrou que “quando todos participam na discussão, as sociedades tomam decisões melhores”, salientando a “importância da participação” e da “discussão da população”.
O que é a Formação SUB 18?
A Formação Sub 18 é um workshop sobre política que pretende levar a todas as escolas secundárias do país e que é dirigido em especial à comunidade Sub 18. O objectivo deste é explicar aos mais jovens "O que é a política" e "Para que serve a política!".
Excertos da intervenção do Dr. Pedro Passos Coelho:
O Presidente do PSD, na sua intervenção no final da apresentação da formação sub-18 da JSD declarou:
O exercício demonstrou que “quando todos participam na discussão, as sociedades tomam decisões melhores”, salientando a “importância da participação” e da “discussão da população”.
O presidente do PSD alertou para que “quando a maior parte da população se coloca de fora aceita que todos os outros decidam por eles”; acrescentando que “por mais iluminados que alguns [decisores] sejam, nunca há uma só uma decisão que se possa tomar, uma decisão absoluta, que se impõe e que não tem discussão”.
Numa clara mensagem de incentivo à participação dos jovens na política Pedro Passos Coelho insistiu:
“Quanto menos gente participar na discussão, menos representativa é a decisão que se toma”
Para que o processo de decisão seja consciente e informado, revela-se fundamental que os decisores políticos se mostrem disponíveis para prestar os esclarecimentos devidos aos eleitores, sendo que também aqui, Pedro Passos Coelho referiu:
“Exijam que vos expliquem tudo o que querem saber. Mas que expliquem mesmo, se eles não tiverem a humildade para vos explicar o que quer que seja não devem merecer a vossa confiança.”
“Os decisores tendem a defender-se das suas decisões. Dizem que são muito complexas e difíceis de explicar. Vale aquela ideia do 'confiem em mim' (…) Quando não nos explicam bem as decisões que estão a tomar, em regra estão a colocar-nos uma barreira à participação”, disse.

Pedro Passos Coelho afirmou ainda que “quando algum político não está disponível para explicar 'tim-tim por tim-tim' as decisões mais difíceis, desconfiem que ele pode estar bem-intencionado, mas pode decidir mal”.
Numa mensagem final, Pedro Passos Coelho não esqueceu a necessidade dos decisores políticos actuarem com uma consciente “Ética Geracional”, uma vez muitas das decisões tomadas nos dias de hoje, terem consequências futuras que se podem revelar severas e difíceis, responsabilizando futuras gerações por opções tomadas pelas gerações actuais.
Referiu ainda que nos dias de hoje, as decisões tomadas em determinado lugar, têm consequências, muito para além do local onde se inserem, dando o exemplo de “um banco que faliu nos Estados Unidos e o mundo todo entrou em depressão”.
Numa primeira situação os alunos eram membros de uma Associação de Estudantes e tinham de decidir onde aplicar um subsídio – se numa requalificação do sistema informático ou numa festa,
Numa segunda situação, são confrontados com a necessidade de eleger um autarca entre duas candidaturas possíveis, uma defensora de uma solução da construção de um Aeroporto em Cascais, e outra contra essa mesma solução.
A JSD defende que participar no processo político é um exercício de cidadania. Defendemos que não participar é deixar os outros decidirem por nós.

www.jsd.pt

Sem comentários: