sábado, 14 de fevereiro de 2009

JSD e YEPP apresentam prioridades para as Eleições Europeias 2009 a Durão Barroso


O Vice-Presidente da JSD Duarte Marques e o Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu Yannis Smyrlis, apresentaram ao Presidente da Comissão Europeia, o ex líder do PSD Durão Barroso, as prioridades políticas da juventude do PPE para os próximos anos na UE.

Durante o encontro foram discutidas as linhas principais de orientação para políticas de juventude a nível europeu, cristalizadas na Declaração dos Presidentes aprovada recentemente no Porto, num encontro que juntou os Presidentes das estruturas de juventude do Partido Popular Europeu, documento agora entregue por Smyrlis a Durão Barroso.

Entre os tópicos abordados pelo documento contam-se a ratificação do Tratado de Lisboa e a importância que representa para a juventude europeia de ter uma Europa mais política. É também abordada a responsabilidade ambiental que se traduz no dever de entregar à geração seguinte um mundo (pelo menos) tão limpo como o de hoje. Também referido como fulcral é a questão da justiça inter-geracional, no sentido de análise dos contributos das diferentes gerações para a sociedade. Em todos estes pontos nota-se uma clara preocupação pela manutenção da Europa dos Valores, que trouxe a UE até onde está hoje.

O Presidente da Comissão Europeia mostrou-se entusiasmado pelo trabalho desenvolvido pelo YEPP neste âmbito, sublinhando a importância do desenvolvimento deste tipo de esforços no espectro político alargado, e demonstrando um conhecimento profundo dos problemas que afectam os membros de uma juventude que foi criada no seio dos valores europeus e que denominou de "Geração Europa".

Ver Declaração dos Presidentes em AQUI!


Proposta Programa ERASMUS

A reforma do Programa ERASMUS, uma das mais importantes iniciativas no âmbito da juventude europeia, foi uma das propostas apresentadas pela JSD e pelo YEPP, com especial enfoque no reforço dos montantes das bolsas. Infelizmente hoje em dia, nem todos os jovens podem fazer Erasmus pois a bolsa europeia não é suficiente para sobreviver no estrangeiro, ou seja, só com o apoio do seu agregado familiar pode aproveitar o Programa Erasmus.

A JSD quer democratizar o ERASMUS e permitir que todos sem excepção possam desenvolver parte dos seus estudos no estrangeiro. Para isso deixámos a proposta à Comissão Europeia de reforçar os montantes das bolsas por via directa, aumentando a sua contribuição, ou então obrigando os Estados-Membros ao co-financiamento destas bolsas para os estudantes que precisam.

Sem comentários: