segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Núcleo de Golães e JSD Fafe, preocupados com projecto da junta

No passado Sábado, a JSD de Fafe em colaboração com o Núcleo da JSD de Golães, realizou na freguesia do mesmo núcleo um inquérito à população. Este inquérito veio no seguimento de um apelo da junta de freguesia à população: para esta contribuir com a sua opinião a propósito do projecto para remodelação da Igreja.
Nesse sentido, a JSD entendeu que deveria dar um contributo positivo a este mesmo assunto.





Depois de termos analisado o projecto da junta, entendemos que deveríamos colocar aos habitantes outras soluções para este mesmo projecto, entre as quais, a JSD entende que se deve alargar a actual capela mortuária bem como restaurar esse mesmo espaço. Tudo isto porque acreditamos ser de vital importância preservar aquele que é hoje o espaço do Adro da Igreja de Golães.
Entendemos que deve ser este o caminho a seguir, até porque, consideramos que este espaço é uma homenagem aos habitantes de Golães que, em tempos, com o seu suor, com os seus recursos individuais e com as suas mãos, construíram aquele Adro da Igreja que caracteriza agora a freguesia em questão. Também por isso, a JSD de Fafe sente que a solução de construir um edifício novo nesse espaço descaracterizaria o espaço envolvente e a própria igreja, bem como, ficaria sem sentido o trabalho daqueles que no passado despenderam o seu tempo na construção de um espaço de referência da freguesia.
A JSD é a favor da modernização, da construção de espaços que sejam considerados mais valias para a população. Contudo, entende que deve ser preservada a traça original de edífcios históricos do nosso concelho para que não se apague desnecessariamente o nosso passado. Mais ainda quando existem soluções alternativas válidas e tão ou mais eficientes. Construir ao desbarato, para mostrar trabalho pode revelar-se ser uma grande disparate. Se existe vontade em trabalhar, que exista também vontade de escutar as pessoas e sentir as suas reais necessidades.
No passado sábado, a JSD fez 150 inquéritos dos quais apresenta abaixo os resultados obtidos. A questão colocada aos habitantes de Golães era: Qual considera a melhor solução para a Capela Mortuária de Golães?



38 votos - Manter como está.
27 votos - Seguir o Projecto da Junta.
55 votos - Melhorar e restaurar a Capela Mortuária já existente.


Neste sentido, a JSD considera que a Junta de Freguesia de Golães deve proceder a uma análise séria de qual a melhor solução para este projecto de maneira a que seja construído o que realmente for melhor para Golães e para o seu povo.
JSD Fafe, Núcleo de Golães da JSD

6 comentários:

Anónimo disse...

ASSIM SE VÊ A FORÇA DA JSD !!!

Anónimo disse...

Mais uma vez a JSD demonstrou vontade em estar junto do povo. Parabéns.
A politica também debater pequenas causas.

Anónimo disse...

Para bem de Golães a população deve ser bem esclarecida, obrigado a JSD por trazer a público um tema de tremenda inportancia !!!

Anónimo disse...

GOLÃES PERCISA DE ALGUÉM QUE TRABALHE REALMENTE EM BEM DA FREGUESIA SEM PROJECTOS IRREAIS E QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA MINHA FREGUESIA ...

Anónimo disse...

demolir a igreja .... a Jsd nunca falou nisso Sr. Manuel Martins tenha vergonha e vale do q sabe ... demagogia n obrigado ...

Anónimo disse...

Afinal, o projecto já esta aprovado na generalidade a junta de freguesia e a comissão da fabrica da igreja ja o aprovaram !!! O apelo feito pela junta para a população dar a sua opnião foi só para «inglês» ver !!! Tenham mais respeito pelos golanenses !!! Vamos continuar atentos !!!