quarta-feira, 4 de março de 2009

JSD propõe medidas de apoio aos alunos do ensino superior



A JSD está preocupada com os estudantes do ensino superior que podem ou poderão vir a interromper os seus estudos por causa da crise económica. Por isso, propõe uma série de medidas para prevenir esse abandono. As propostas vão ser hoje apresentadas, na Assembleia da República, ao grupo parlamentar do PSD.

Defendemos a abertura de uma nova época de candidaturas a bolsas de acção social para os alunos que, com o desemprego próprio ou dos pais, enfrentam dificuldades para continuar a estudar. A acção social indirecta também deve ser reforçada, nomeadamente através da diminuição do preço das refeições nas cantinas. Deste modo, o apoio pode estender-se a todos os estudantes, mesmo aos que não sejam legalmente reconhecidos como carenciados.

Também a nível dos transportes, os estudantes devem ser apoiados, por exemplo, através do alargamento até aos 26 anos dos beneficiários do programa e-escola 4-18, que reduz o preço dos transportes públicos para metade para os jovens até aos 18 anos. Esta foi uma medida que esqueceu os alunos do superior, lamenta a JSD.

Livros e outro material escolar que possa ser reutilizado deveria ser disponibilizado aos alunos carenciados, bem como, as instituições de ensino superior poderiam contratar os jovens para tarefas, remunerando-os. Para tal, a JSD defende a criação de um quadro legal de contratação dos estudantes, com um regime fiscal favorável às escolas.

Esperamos que o Governo reconheça o mérito das presentes propostas, não para bem e reconhecimento da JSD, mas fundamentalmente para o bem dos estudantes que tantas dificuldade enfrentam no momento que o país atravessa.

Sem comentários: