quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

CONVENÇÃO AUTÁRQUICA NACIONAL


TOMADA DE POSSE NÚCLEO DE ARÕES


Na passada sexta-feira a JSD de Fafe realizou no Núcleo de Arões eleições para os órgãos do Núcleo. Este Núcleo da JSD conta já com três Anos de existência, tendo como presidente fundador Samuel Costa que passou na passada Sexta-feira o testemunho para Cécile Soares, eleita nova presidente da Comissão Politica do Núcleo da JSD Arões.
No seguimento da eleição realizada na Sexta-feira, a JSD de Arões organizou um jantar de tomada de posse no Sábado que obteve uma grande participação. Neste Jantar foi dada posse aos novos órgãos eleitos, passando Agora Gisela Oliveira a presidir à mesa do plenário enquanto que Cécile Soares tomou posse como presidente do Núcleo.
Estiveram também presente neste Jantar como Convidados o Presidente do PSD de Fafe Pedro Gonçalves, O Dr. António Marques Mendes, O presidente da JSD Distrital Filipe Marinho, O presidente da JSD de Barcelos, O presidente da JSD de Guimarães bem como Membros da Comissão Politica do PSD e da JSD de Fafe.
Pedro Gonçalves, afirmou por diversas Vezes que a Juventude é fundamental para ajudar o PSD nas diversas batalhas politicas que se avizinham em 2009, autárquicas, legislativas e europeias, e só uma JSD Forte é capaz de contribuir para que o PSD concelhio atinja as tão desejadas Vitórias, para o partido mas sobretudo para Fafe.
Cécile Soares foi a última a usar da palavra, e aproveitou para colocar alguns desafios ao PSD para 2009, disponibilizando-se para liderar a Juventude em Arões no caminho da Vitoria do PSD.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008


A reforma do Sistema Nacional de Saúde em Portugal


Nos últimos meses temos sido “invadidos”, através da comunicação social, com notícias de vigílias e manifestações de protesto, contra a reforma do Sistema Nacional de Saúde (SNS), por culpa das medidas poucas acertadas e injustas do Governo, nomeadamente o Ministério da Saúde.
Medidas estas impostas pelo ministro da Saúde, António Correia de Campos e agora seguidas pela nova ministra, Dra. Ana Jorge.
São portanto vários os motivos, pelos quais a Juventude Social-democrata de Fafe, repudia as medidas tomadas pelo actual Governo na área da Saúde.
Há dois anos atrás, foram extintos serviços de neonatologia, ginecologia, obstetrícia e pediatria e o encerramento de maternidades nos hospitais públicos, que mesmo depois dos vários protestos das populações foram encerradas pelo Governo, sem que as pessoas fossem ouvidas. Agora encerram urgências, com a mesma arrogância e prepotência. Mediadas estas que em nossa opinião criam enormes desigualdades sociais no nosso país, nomeadamente nas populações mais pobres e desfavorecidas. Com estas atitudes o Governo está a criar profundas discrepâncias no acesso aos cuidados de saúde por parte das populações mais pobres e mais idosas, sendo estas as que necessitam de acesso emergente aos cuidados de saúde. É irreal pensar, em pleno século XXI, as pessoas que vivem em Trás- Os –Montes ou Alentejo, não têm o mesmo acesso aos cuidados de saúde, das pessoas que vivem numa cidade como o Porto ou Lisboa. De facto um paradoxo, se tivermos em conta os objectivos da criação do Sistema Nacional de Saúde em 1979 em Portugal, que eram a igualdade e universalidade da prestação de cuidados de saúde, a que todos os cidadãos tinham acesso. Portanto, com este Governo implementação da igualdade e universalidade da prestação de cuidados de saúde sofre um retrocesso.
Na nossa opinião a mudança de Ministro no Ministério da Saúde, não vem alterar em nada esta situação. Aliás como foi anunciado pela nova ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge o processo da reforma do Sistema Nacional de Saúde, continuará em curso e já não voltará para trás.
Com tudo isto, o encerramento de vários serviços de saúde pelo país, apenas vieram aumentar o caminho percorrido pelos utentes nas estradas, o dobro ou o triplo das distâncias que eram anteriormente percorridas, aumentando assim o tempo de deslocação até à urgência mais próxima. Com o fecho das urgências não foi também assegurado o bom funcionamento dos serviços de cuidados pré hospitalares, nomeadamente ao INEM. Ou seja sendo esta mais uma grande trapalhada desta reforma. É inadmissível que se fechem urgências, sem primeiro assegurar que os cuidados pré hospitalares estejam garantidos nas plenas condições.
Para este Governo reformar, significa desqualificar hospitais, diminuir o número de urgências médico – cirúrgicas, retirar os serviços de saúde próximos das pessoas, independentemente da necessidade que as populações têm deste. No nosso entender este Governo deveria com humildade ter discutido com as populações, autarcas e parlamento, soluções mais adequadas, mas não o fez. Como se tem verificado ao longo da sua governação, as medidas são implementadas de forma arrogante e descoordenada. Ao que sabemos, pela comunicação social local, a Juventude Socialista de Fafe, organizou um debate sobre a Reforma do Sistema Nacional de Saúde, em que as principais conclusões de lá retiradas, são que todos os presentes estavam em concordância com esta reforma descabida. É lógico que num debate organizado por elementos do Partido Socialista, com assistência socialista a conclusão é óbvia.
Lamentamos portanto que este debate não tenha sido alargado a toda a população de Fafe, para que todos os cidadãos deste concelho pudessem exprimir de forma a sua opinião acerca da temática, nomeadamente as dúvidas que persistem em relação ás urgências dos Hospital de S. José em Fafe. Ao que sabemos o sr. Presidente da Câmara, garante que as urgências vão continuar em funcionamento até às eleições, portanto uma garantia, no mínimo um pouco duvidosa.
Com tudo isto a JSD Fafe, mostra o seu desagrado com este Governo autoritário, que usa a prepotência na implementação das suas mediadas, cada vez mais potenciadoras de desigualdades sociais.
O acesso à saúde é um direito que assiste a toda a população, mas com este tipo de medidas, este é seriamente posto em causa.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Eleições Núcleo da Jsd de Arões

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, convoca-se o Plenário da JSD, Nucleo de Arões, para reunir no próximo dia 22 de Fevereiro de 2008, pelas 21h30, na Sede do PSD de Arões, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Eleição dos órgãos da JSD, Núcleo de Arões;

O acto eleitoral decorrerá entre as 21h30 e as 23h00.